terça-feira, 14 de agosto de 2012

Seja a semente separada, dê bons frutos!


Olá queridos, como vocês estão hoje? Espero que estejam bem, mesmo se estiverem passando por momentos difíceis.

Ontem enquanto lia a bíblia me atentei para uma das parábolas que Jesus usava para se comunicar com o povo. A parábola do semeador. Se você a conhece, ótimo aproveite para relembra - la. Mas, se você não a conhece, gostaria de apresentá - la a você agora:

"Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram - na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas vindo o sol, queimou – se e secou – se, porque não tinha raiz.
E a outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram – na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” – Mateus 13:4-8

E ai, entenderam? – Sim...não...?!
Tudo bem, se não entenderam, confesso que também não tinha entendido com clareza a beleza de exortação que é esse trecho de Mateus 13. Mas, como Jesus sempre nos conduz a sabedoria, Ele nos dá a explicação a cerca dessa parábola, vejamos:

“Ouvindo alguém a palavra do reino e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;
Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz de si mesmo, antes é de pouca duração; E chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra logo se ofendem;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas, sufocam a palavra e fica infrutífera;
Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta.” – Mateus 13:19-23

Hummm, agora ficou mais claro, né?!
Quando leio e releio esse trecho, vejo alguns tipos de “crentes” que vivem entre nós. (Lembrando que não estamos aqui para falar da vida dos outros, mas podemos ter como base o que temos em nosso meio de convívio, ok). Temos então:

·        Aquele que vai a igreja, presta os cultos, mas que não compreende a Palavra do Senhor;
·        Aquele que recebe a Palavra e se entusiasma rapidamente com a mensagem, mas que não busca força nos momentos difíceis para crer;
·        Aquele que ouve a Palavra, mas se deixa levar pelos prazeres que o mundo oferece, não conseguindo abandonar vícios nem crescer na fé;
·        E aquele que ouve a Palavra, busca conhecer a Deus, segue e se entrega verdadeiramente a Cristo.

A vida ao lado de Cristo é maravilhosa, me encho de alegria quando compreendo sua Palavra, quando O adoro, quando falo com Ele...Mas, nem sempre é assim. O mundo nos oferece muitos prazeres momentâneos, que não queremos abrir mão de forma alguma. O inimigo sabe disso, ele sabe seu ponto fraco e trabalha nisso para que você peque e deixe de seguir a vontade de Deus. E, é exatamente por isso, que não devemos dar brecha para que isso ocorra. Manter o foco em Deus e em sua Palavra é o único caminho para se distanciar do pecado. Não seja apenas um ouvinte da mensagem, mas sim alguém que pratica o que lê e ouve: Ore, leia, medite, converse, entenda, pratique...viva!!!
Seja a semente plantada em boa terra e dê frutos!!!

“Pelos seus frutos os conhecereis.” – Mateus 7:20

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm: todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma.” – I Coríntios 6:12

“Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.” – Galátas 6:7 (NTLH)

Meu desejo é que você possa crescer no conhecimento da Palavra de Deus, seja usado (a) por Deus através de seus dons, sigam a verdade e “não deis lugar ao diabo”. (Efésios 4:27). Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade para comentar. Este é um espaço para reflexão, críticas e adoração!!! A Paz do Senhor esteja conosco!