terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quem somos hoje: Fariseus ou Publicanos?

Hoje, li essa parábola na Bíblia e simplesmente me encantei com sua veracidade e em como ela se aplica perfeitamente com os dias atuais. Vou colocar a parábola aqui, mas depois não deixem de ler em sua bíblia!


Lucas 18:9-14 diz:
"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, a orar; um fariseu e o outro publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças de dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
o publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo - vos que este que desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer um que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."


Posso retirar desta parábola alguns ensinamentos muito importantes para nossa vida, mas o principal é: Nossa oração!
Me questiono sempre se minha maneira de orar é certa, se com ela consigo alcançar a Deus, se minha oração tem sido egoísta como a do fariseu dessa parábola, que se julga tão melhor que os outros. 
Vejo na oração do fariseu muita arrogância. Ele se julga superior aos demais. Enquanto o publicano, se rasga e entrega seu coração a Deus.


O questionamento para hoje é exatamente esse: Como temos nos portado perante Deus? Como tem sido nossas orações?
Quando estiverem sozinhos com Deus se faça essas perguntas e busque uma resposta sincera. E, se acharem que não estão se humilhando perante Ele, simplesmente peça perdão e o faça!!!
E, ai...quem você quer ser daqui em diante: Um fariseu arrogante ou um publicado quebrantado aos pés de Cristo?


Senhor, tenha misericórdia de nós. Não sabemos orar, não sabemos nem o que fazer, mas eu quero mais de Ti e menos de mim...
Quero mais da Tua unção e menos das minhas vontades; quero mais da Tua palavra e menos dos meus sonhos; quero Te agradar e entregar todos os meus planos a ti!!! 
Nos ensine a orar e a chegar mais perto da Tua presença!!!

2 comentários:

  1. Benção! Benção! Tenho trabalhado sobre oração com as minhas crianças e tem sido benção!! O tema do proximo boletim é ORAÇÃO! Fariseus ou publicanos?? *-*

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar. Este é um espaço para reflexão, críticas e adoração!!! A Paz do Senhor esteja conosco!